A Homeopatia e a Criança.

O número de pais que optam por métodos alternativos para o tratamento de seus filhos é  bastante grande. Todavia, poucos buscam informações, mesmo que básicas, sobre a prática a que estarão submetendo suas crianças.

A Homeopatia é uma dessas escolhas, sendo extremamente popular no Brasil.

Esta é um sistema de tratamento médico inventado no século 18, que se baseia em dois princípios:

  • A lei dos semelhantes
  • A lei das diluições

De acordo com a lei dos semelhantes, uma substância que causasse um sintoma em uma pessoa saudável é usado para tratar a mesma condição em uma pessoa doente.

Como um exemplo grosseiro, um extrato de plantas que causasse alguma coceira, poderia tratar uma alergia.

Apenas com essa informação é possível pensar que a quantidade de reações adversas com o uso de substâncias homeopáticas deveria ser elevadíssimo, mas sabemos que não é isso que ocorre.

A segurança da Homeopatia é atribuída à sua segunda lei, das diluições, segundo a qual quanto mais diluído é o remédio, mais forte ele fica. Os Médicos Homeopatas acreditam que as substâncias diluídas contêm energia ou informação que é utilizada pelo organismo para curar seus sintomas.

A crítica a essa prática fica na contra-mão lógica de que tais substâncias são tão diluídas que não causariam efeito algum no paciente, mas que incita um efeito placebo, no qual o sistema psico-neuro-imunológico acaba sendo afetado de certa maneira.

Para a Pediatria, a Homeopatia deve ser tratada como uma terapia complementar, e pode ser discutida abertamente com os pais. Uma abordagem bem estruturada permite uma ótima relação médico paciente, em especial no entendimento dos valores e crenças da família da criança.

A terapia convencional sempre deve ser oferecida e discutida como primeira opção, indiscutivelmente.

Toda prática alternativa e complementar precisa ser conversada entre o médico e a família, em especial no que diz respeito a segurança e eficácia frente a enfermidade a ser tratada.

Dr. Thiago Olivetti Artioli CRM-SP 163850

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s