A Conjuntivite


A conjuntivite é o nome dado popularmente a um conjunto de afecções dos olhos. 
Você pode ter conjuntivite se apresentar olhos:

  • Avermelhados ou rosas
  • Com secreção 
  • Com prurido ou queimação
  • Com pálpebras grudadas

A conjuntivite pode ser causada por uma infecção, alergia ou irritantes desconhecidos.

Essa doença é facilmente transmitida quando a causa é infecciosa. Geralmente as crianças adquirem essa doença após tocarem algo que teve contato com os olhos infectados de alguém.

Um indivíduo com conjuntivite deve ter suas fronhas, toalhas e itens pessoais separados dos demais moradores de uma mesma casa.

A procura de um serviço médico deve ser realizada sempre que os olhos apresentarem vermelhidão, secreção ou dor.

A maioria dos casos de conjuntivite se resolvem sozinhos, sem necessidade de qualquer tratamento. Todavia, algumas crianças necessitam de medicamentos.

Dentro das causas infecciosas a maioria dos casos envolve a presença de um vírus, então o uso de antibióticos não irá auxiliar em nada. E mais, a infecção viral da conjuntiva se resolve em poucos dias. 

A conjuntivite causada por bactérias pode ser tratada com antibióticos no formato de colírios.

Outras causas podem ser tratadas com medicações utilizadas no tratamento de alergias, que não irão resolver a conjuntivite, mas irão ajudar na coceira e irritação.

Quando utilizar colírios por causa de uma infecção, não encoste no olho bom após entrar em contato com o olho infectado, nem mesmo o recipiente da medicação deve ser utilizado para gotejar nos mesmos olhos.

Se a criança utilizar lentes de contato é muito importante que um serviço médico seja buscado, pois as causas de conjuntivite nesse caso podem ser muito graves. Durante o tratamento de infecções oculares o paciente poderá ter de parar o uso de lentes de contato, e até mesmo ter de descartar o par de lentes utilizado, se estas forem descartáveis.

A prevenção da conjuntivite parte da higiene adequada das mãos com água e sabão, ou álcool gel. Não compartilhar toalhas, roupas de cama ou itens pessoais também faz parte da prevenção. Crianças deverão ser afastadas de suas atividades escolares para não haver a disseminação da doença entre seus colegas.

Dr. Thiago Olivetti Artioli CRM-SP 163850

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s