
Fonte: Getty Images
Dores no ouvido são extremamente comuns no período do frio, em especial após um resfriado.
O que você não deve saber é que nem todas precisam ser tratadas com antibióticos.
Uma infecção no ouvido é um problema que pode causar dor, febre e dificuldades auditiva. Esse problema é muito comum em crianças.
Durante um resfriado há certa produção de fluido na parte média dos ouvidos e atrás dos tímpanos, e este pode acabar infectando e pressionar o tímpano, fazendo com que fique túrgido.
Em algumas crianças essa secreção pode permanecer por meses, mesmo após a dor e a infecção se resolverem, e isso pode ocasionar uma perda auditiva moderada e temporária.
Se essa perda auditiva for prolongada pode até mesmo ocasionar problemas de aprendizado e linguagem.
Os sintomas de uma infecção no ouvido são:
- Febre
- Sensação de aperto nos ouvidos
- Tontura
- Falta de apetite
- Vômitos
- Diminuição da acuidade auditiva
Se por alguma razão você acha que seu filho, ou filha, pode estar com uma infecção nos ouvidos, procure um serviço de saúde.
Temporariamente para aliviar a dor até a visita a um médico é possível utilizar medicações analgésicas, como o paracetamol, mas jamais ácido acetil salicílico, pois esta medicação pode gerar um problema extremamente grave chamada síndrome de Reye.
O tratamento de uma infecção no ouvido pode envolver o uso de antibióticos, que irão matar as bactérias que podem estar causando o problema.
Muitas vezes, no entanto, o médico pode julgar não ser necessário o uso desse tipo de medicamento. Isso acontece porque muitas infecções dos ouvidos são causadas por vírus, e não bactérias, e antibióticos não matam vírus. Além disso, muitas dessas infecções se resolvem sozinhas.
Geralmente os pediatras prescrevem antibióticos para crianças menores de 2 anos de idade, e para as mais velhas podem decidir apenas aguardar e tratar com sintomáticos.
E não, colocar óleo quente no ouvido, como alguns ditos populares indicam, não resolve o problema, podendo piorar a situação e lesar o tímpano e o conduto auditivo irreversivelmente.
A necessidade de procurar um serviço médico se dá quando:
- Após 1 a 2 dias de sintomas a dor e a febre não melhoram de maneira alguma
- Após 2 dias de antibióticos não houve melhora ou até mesmo houve piora
Os pais devem conversar com seu médico de confiança sobre a possibilidade de problemas de aprendizado e linguagem em crianças com infecções de ouvido menores de 2 anos de idade.
Caso a secreção no ouvido esteja causando perda auditiva e não melhore após vários meses, o médico pode sugerir um tratamento que ajudará a drenar esse fluido. Isto envolve a colocação de um tubinho através do tímpano.
Se sua criança tem muitas infecções de ouvido, pergunte a seu médico sobre o que você pode fazer para prevení-las.
A carteira vacinal em dia é o primeiro passo para a prevenção desse tipo de infecção.
Dr. Thiago Olivetti Artioli CRM-SP 163.850