
Fonte: Getty Images
Mas então o que é essa tal virose? 🤔
Virose é o nome popular para infecções virais que englobam inúmeros tipos de vírus. Estes são organismos microscópicos que podem causar diversas doenças no ser humano, algumas podendo ser graves, porém a enorme maioria é benigna e autolimitada.
Dentro das doenças causadas por vírus , podemos ter desde quadros graves agudos como Dengue e Chikungunya, doenças crônicas como o HIV/AIDS, passando por quadros mais brandos como Diarreias e Resfriados comuns.
As crianças são muito mais suscetíveis a serem contaminadas por vírus, pois além de terem menor discernimento, levando quase tudo a boca, terem contato próximo entre os coleguinhas e não possuírem as noções corretas de higiene, ainda não apresentam a imunidade de um adulto. Esta é a razão de na maioria das vezes que seu filho é levado a um médico com quadro de febre, ele leva o diagnóstico de “só uma virose”.
Os quadros comuns não possuem tratamento específico e não precisam do diagnóstico de qual vírus está causando a infecção, pois, como dito, são autolimitados, ou seja , ele tem um ciclo de vida determinado até o momento onde o próprio sistema imunológico (defesa do nosso corpo) irá combatê-lo. Por isso não precisam de antibióticos.
Estes casos são tratados com sintomáticos apenas, como:
- antitérmicos e analgésicos
- antiemeticos
- higiene nasal e inalação com soro
- hidratação
- e, o principal, carinho e paciência .
Apesar disso, qualquer quadro viral pode complicar com infecções bacterianas secundárias, tais como otites, sinusites, pneumonia, ou desencadear crises de doenças crônicas, como asma.
Sendo assim, para evitar maiores preocupações e idas desnecessárias ao pronto socorro, seguem as orientações gerais de como lidar com a famosa virose.
As Viroses comuns e benignas podem apresentar os seguintes sintomas, apenas um, ou até todos juntos:
- Febre
- Adinamia
- Falta de apetite
- Irritabilidade
- Dor de cabeça
- Dor no corpo
- Tosse
- Secreção nasal ou coriza (que se inicia clara e pode ficar amarelada ou verde após alguns dias, o que não significa se tratar de uma sinusite…)
- Dor e irritação na garganta e nos ouvidos
- Vômitos
- Diarreia
- Manchas avermelhadas pelo corpo.
O quadro se inicia com o que chamamos de pródromo, que são os primeiros sintomas (febre, adinamia, falta de apetite, irritabilidade dor de cabeça e dor no corpo). Após algum tempo, os outros sintomas podem se manifestar, ou às vezes não, pois o sistema imunológico pode agir antes disso acontecer.
Em geral a doença só piora nos primeiros dias, e irá melhorar espontaneamente ap´øs o ciclo do vírus terminar e o próprio corpo combater a infecção, o que pode levar de 7 a 14 dias.
Retorne ou procure atendimento médico se houver algum desses sintomas:
- Febre: se persistir por mais de 72 horas ou estiver aumentando em valor e/ ou frequência.
- Respiração mais rápida que o normal
- Cansaço
- Irritabilidade importante
- Dor intensa que não melhora com analgésicos, mesmo sem febre
- Vômitos que não melhoram ou quando a criança não aceita nenhum líquido ou aliemnto
- A criança fica sem urinar por mais de 6 horas, olhos fundos, choro sem lágrimas, boca e língua secas,
- Fezes com sangue ou muco
- Manchas no corpo
Ou, claro, a qualquer momento onde haja dúvida no quadro da criança.
Dr. Leandro D. Buck CRM-SP 135.807