A gripe causa pelo vírus Influenza é uma infecção que causa febre (temperatura maior que 37,8ºC), tosse, dor pelo corpo, entre outros sintomas.
Existem diferentes formas de gripe, incluindo sua forma sazonal, como a pandemia de 2009-2010 de H1N1, a conhecida “febre suína”, e a “gripe aviária”. Todas as formas de gripe são causadas por vírus, portanto não são tratadas com uso de antibióticos, como a Amoxicilina.
A infecção pelo vírus Influenza pode ser perigosa, mas a maioria das crianças passa por ela por conta própria, sem nenhum problema. Todavia, algumas pessoas precisam ir para o hospital por sua causa, e há ainda casos de pacientes que morrem desta infecção.
Isso acontece pois o vírus Influenza pode causar uma infecção pulmonar mais séria, chamada Pneumonia. Esta é a maior razão que temos em primeiro lugar, evitar pegar esta gripe.
Existem vários exames para determinar a presença do vírus Influenza em uma criança, mas um exame clínico simples é capaz de diagnosticar este problema, e na grande maioria das vezes os exames são indicados apenas em casos específicos e de grande gravidade.
Para se proteger, e ao seu filho, de uma gripe por Influenza você deve:
- Lavar as mão.
- Evitar contato com pessoas doentes
- Fazer o uso da vacina anual contra gripe.
Se você acha que seu filho tem sintomas de gripe o importante é repousar e fazer uso de muita água. O uso de anti térmicos como o paracetamol e dipirona em dose adequada também pode ser realizado, se necessários.
Para as crianças, lembre-se, não faça uso de aspirina, ou remédios que contenham aspirina, pois ela pode causar um problema sério, chamado síndrome de Reye.
A maioria das pessoas melhoram em 1 a 2 semanas, mas precisam procurar um serviço médico caso apresentem:
- Dificuldade para respirar
- Dor ou pressão do peito
- Apresentem tontura ou desmaio
- Apresentem confusão
- Vômitos que não param
- Apresentem colocação azulada ou arroxeada
- Não acordam
- Manchas vermelhas pelo corpo
Se chegar em um hospital e acha que tem gripe, o mais correto é avisar alguém do local do cuidado de saúde para que receba ma máscara ou aguardar em local mais isolado para que não ocorra maior transmissão do vírus.
Para a gripe causada por Influenza, existe tratamento específico, sendo indicado o uso de Oseltamivir, o qual deve ser indicado pelo seu médico em casos específicos, como em crianças menores de 5 anos ou com comorbidades graves.
Este ano 2017, a circulação do vírus Influenza A H1N1 se mostrou extremamente reduzida em relação aos anos anteriores, e o subtipo prevalente é a Influenza A H3N2, como mostram os relatórios anuais sobre a circulação de Influenza.
Deste modo, procure um hospital somente quando necessário, saiba que quase sempre nenhum exame complementar, como radiografia de tórax, é necessário para o diagnóstico, e colabore com o combate ao vírus evitando contato com pessoas doentes e lavando as mãos.
Dr. Thiago Olivetti Artioli CRM- SP 163850