Meu filho tem Influenza! E o antibiótico?

Captura de Tela 2017-04-03 às 18.12.50.png

A gripe causa pelo vírus Influenza é uma infecção que causa febre (temperatura maior que 37,8ºC), tosse, dor pelo corpo, entre outros sintomas.

Existem diferentes formas de gripe, incluindo sua forma sazonal, como a pandemia de 2009-2010 de H1N1, a conhecida “febre suína”, e a “gripe aviária”. Todas as formas de gripe são causadas por vírus, portanto não são tratadas com uso de antibióticos, como a Amoxicilina.

A infecção pelo vírus Influenza pode ser perigosa, mas a maioria das crianças passa por ela por conta própria, sem nenhum problema. Todavia, algumas pessoas precisam ir para o hospital por sua causa, e há ainda casos de pacientes que morrem desta infecção.

Isso acontece pois o vírus Influenza pode causar uma infecção pulmonar mais séria, chamada Pneumonia. Esta é a maior razão que temos em primeiro lugar, evitar pegar esta gripe.

Existem vários exames para determinar a presença do vírus Influenza em uma criança, mas um exame clínico simples é capaz de diagnosticar este problema, e na grande maioria das vezes os exames são indicados apenas em casos específicos e de grande gravidade.

Para se proteger, e ao seu filho, de uma gripe por Influenza você deve:

  • Lavar as mão.
  • Evitar contato com pessoas doentes
  • Fazer o uso da vacina anual contra gripe.

Se você acha que seu filho tem sintomas de gripe o importante é repousar e fazer uso de muita água. O uso de anti térmicos como o paracetamol e dipirona em dose adequada também pode ser realizado, se necessários.

Para as crianças, lembre-se, não faça uso de aspirina, ou remédios que contenham aspirina, pois ela pode causar um problema sério, chamado síndrome de Reye.

A maioria das pessoas melhoram em 1 a 2 semanas, mas precisam procurar um serviço médico caso apresentem:

  • Dificuldade para respirar
  • Dor ou pressão do peito
  • Apresentem tontura ou desmaio
  • Apresentem confusão
  • Vômitos que não param
  • Apresentem colocação azulada ou arroxeada
  • Não acordam
  • Manchas vermelhas pelo corpo

Se chegar em um hospital e acha que tem gripe, o mais correto é avisar alguém do local do cuidado de saúde para que receba ma máscara ou aguardar em local mais isolado para que não ocorra maior transmissão do vírus.

Para a gripe causada por Influenza, existe tratamento específico, sendo indicado o uso de Oseltamivir, o qual deve ser indicado pelo seu médico em casos específicos, como em crianças menores de 5 anos ou com comorbidades graves.

Este ano 2017, a circulação do vírus Influenza A H1N1 se mostrou extremamente reduzida em relação aos anos anteriores, e o subtipo prevalente é a Influenza A H3N2, como mostram os relatórios anuais sobre a circulação de Influenza.

Deste modo, procure um hospital somente quando necessário, saiba que quase sempre nenhum exame complementar, como radiografia de tórax, é necessário para o diagnóstico, e colabore com o combate ao vírus evitando contato com pessoas doentes e lavando as mãos.

Dr. Thiago Olivetti Artioli CRM- SP 163850

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s